Viva petisqueiros! Bom dia!
Hoje estamos de volta à Rota do Petisco para vos dar a conhecer e sugerir alguns sítios onde comer e beber, parte da Rota, na zona ribeirinha de Portimão.
A zona ribeirinha de Portimão é a zona antiga da cidade, onde o passeio pedonal acompanha o rio Arade e onde, locais e visitantes passeiam para disfrutar o sol, a brisa, a vista ou um gelado na praça Manuel Teixeira Gomes.
Esta área possui também várias das mais típicas casas de pasto da cidade, algumas das quais evidenciaremos neste artigo, pela qualidade e originalidade do menu que propõem para a Rota do Petisco.
Começando, um local que os petisqueiros Portimonenses, ou os que visitam Portimão não podem deixar de visitar é a Casa da Tocha. No coração da Cidade Velha, a 2 ruas de distância do TEMPO e a 47 metros de distância da Igreja Matriz, a Casa da Tocha é o local ideal para quem aprecia boa comida e bom vinho (a especialidade da casa), acompanhado por um serviço cinco estrelas, educado, prestável e conhecedor.
A Casa da Tocha serve-nos, nesta Rota, cogumelo Portobello com recheio de alheira, molho bechamel e queijo gratinado acompanhado de tinto ou branco, Montado, uma das muitas belezas produzidas no Alentejo. Escusado será dizer que o dito cogumelo é delicioso, assim como o vinho que o acompanha e que esta experiência custa ao petisqueiro mais aventureiro 3€, pelo que é oportunidade a não desperdiçar.
Para quem procura algo mais tradicional, o Bacalhoada na Rua da Barca, mais perto da ponte velha, serve buchas de bacalhau bastante saborosas e que bem se acompanham com uma mini. O serviço destaca-se também pela positiva sendo prestável e bem-disposto.
A um virar da esquina de distância, o Dona Benta – Tasca Chique inclui no seu menu da Rota bolinhas de alheira, onde destaco o molho de mel que as acompanha e que dá uma experiência única às papilas gustativas dos petisqueiros. Estas podem ser acompanhadas, entre opções, por cerveja ou vinho, tudo por 3€.
Para quem tiver gostos mais exóticos, o Kimushi – Sushi Garden, oferece num agradável espaço de inspiração oriental, três variedades de sushi que pode ser acompanhado com chá ou vinho, cerveja ou água, consoante os gostos. Não sendo Portimão uma cidade que prime por uma grande variedade de fantásticos locais onde comer sushi de grande qualidade, o Kimushi destaca-se dos demais, pelo que vale a visita.
Estas são apenas 4 sugestões das mais de 150 disponíveis este ano na Rota.
Até dia 15 ainda têm tempo para provar uns quantos!
Em breve voltaremos com sugestões na Rocha! Bons petiscos!
Nuno Soares