As aventuras de Sultão e Pandora
- Nuno Soares
- 10 de mai. de 2017
- 2 min de leitura
Título – As aventuras de Sultão e Pandora
Autores – Miguel Brito de Oliveira
Editora – Lugar da Palavra
Data de edição – Março/2016

“As aventuras de Sultão e Pandora” traz-nos um pequeno conto sobre as aventuras e desventuras de dois amigos de 4 patas: Sultão, um adorável rafeiro de pelo hirsuto e baixa estatura, um olho de cada cor e um feitio encantador, e Pandora, uma cadela Labrador de aparência irrepreensível e danada para a traquinice.
Miguel, o dono de ambos, guia-nos pelo quotidiano dos dois canídeos, a sua rotina em casa, na rua, os encontros com os outros animais e pessoas e a sua relação um com o outro, sempre pautada por uma curiosa dicotomia: a aparência física e a reacção que esta provoca.
Acontece que Pandora é considerada formidavelmente bonita e idolatrada por todos, apesar da sua postura altiva e arrogante, ao invés de Sultão, rafeirito e feio, dono de um feitio adorável e um comportamento exemplar que é, no entanto, desprezado pelos demais.
Esta temática serve de mote para todo o conto e as aventuras dos dois amigos e do seu dono e pretende ensinar aos mais jovens o que realmente importa aquando da adopção de um animal de estimação: o amor e o carinho sobre a cor do pelo ou a raça.
A narrativa de Miguel Brito de Oliveira é embelezada pelas ilustrações de Aurélio Mesquita, artista gráfico autor da, entre outras, ilustração do best-seller “Heróis à Moda do Algarve”.
Com uma mensagem de respeito para com os animais e forte apelo à sensibilização dos mais jovens para as exigências de partilhar casa e alma com amigos felpudos, “As aventuras de Sultão e Pandora” recomenda-se para todos aqueles que têm, querem ter, e se preocupam com o bem-estar dos animais de estimação.
Classificação:

Nuno Soares
P.S: Parte da receita da venda deste livro reverte a favor da ADAPO (Associação de Defesa dos Animais e Plantas de Olhão).