Foi há precisamente um mês que tive a oportunidade de assistir ao último LenDário, o espectáculo de stand-up do Môce dum Cabréste, no Auditório Municipal de Lagoa, e posso dizer-vos que fiquei agradavelmente surpreendido.
É verdade que é visível para quem se perde pelo seu canal de Youtube que, Dário Guerreiro, o Môce dum Cabréste, é um multi-talentoso, criativo, pespineta e muito divertido, e é também verdade que já conta com uma mão cheia de anos de experiência em stand-up e a participação em projectos e com artistas de relevo nesta área, de Norte a Sul do país. Ainda assim, um espectáculo em nome próprio, partilhando o palco apenas com o seu cavalo de baloiço (aka cavalinho da palha assada) e com duração de quase 2 horas é um desafio diferente, quiçá mais exigente do que actuações de curta duração ao vivo e vídeos no Youtube onde o público (e as suas reacções) não está a uns poucos metros de distância.
Em todo o caso, actuação impecável, postura firme durante todo o espectáculo, uma capacidade de guiar a plateia pelos vários momentos humorísticos sem se atrapalhar, consistente na piada e no ritmo, seguro, criativo e divertido. O público, o auditório estava à pinha, reagiu em conformidade e as gargalhadas, palmas e os “Ai caraças, que este môce é mesmo dum cabréste” ouviam-se frequentemente em vozes, maioritariamente jovens, mas não só.
Da crítica social ácidazinha a temas menos circunspectos como animais de estimação, música brasileira ou diferenças entre homens e mulheres, o Môce, presenteia-nos com as suas opiniões extremamente reflexivas sobre uma panóplia de temas que, na minha modesta opinião, vale a pena conhecer.
Para além da nota global positiva quero salientar dois aspectos em que este Lendário se excedeu e foi capaz de me surpreender. O primeiro é a espectacular apresentação feita em voz off pela mãe do artista que tem um efeito hilariante e o segundo são os vários momentos musicais espalhados ao longo deste LenDário em que o Môce surpreende com os seus dons vocais.
Para quem não teve oportunidade de ver o espectáculo ao vivo ou para quem, como eu, não se importava nada de reviver aquele par de horas bem passadas, o Môce dum Cabréste vai libertar, amanhã, dia 25 de Abril, a gravação do espectáculo no seu canal de Youtube para que fique disponível para a posteridade.
Recomendo vivamente!
Nuno Soares