top of page

A Fonte das Palavras

Hoje trazemos mais uma obra de estreia de um jovem talento Português. O seu nome é Tiago Marcos e lançou recentemente “A Fonte das Palavras”, o seu primeiro livro de poesia.


Se o ditado “Os homens não se medem aos palmos” se aplicar também a livros, é a livros como “A Fonte das Palavras”, com certeza. Num formato pequenino, quase livro de bolso, sem o ser, e com pouco mais de 100 páginas, que lhe dão um ar esguio e delgado, este livro é uma caixinha de surpresas.


E assim o é pelo seu conteúdo, que esmiuçaremos de seguida, e pelo cuidado na sua formatação e design que nos enriquece deveras a experiência de leitura. Os jogos de sombra e luz onde habitam mensagens habilmente largadas para que o leitor as encontre e desfrute, expandem a experiência sensorial da leitura, alternando o ritmo e fazendo-nos folhear o mesmo punhado de páginas várias vezes para nos certificarmos que não perdemos pitada do que ali foi deixado para nosso gáudio.


Este livro não está feito para ser apenas lido, mas para ser vivido, sentido e degustado.


O conteúdo é também ele rico em emoções. Pesado por vezes, reflexivo noutras, contemplativo bastantes, e sempre, sempre, denso, feito denso pela emotividade que a palavra escrita carrega, não poucas vezes desvario ou pesar, quase despejada no papel, mas sempre reflectida, vivida, frequentemente sofrida.


Tiago Marcos revela-se, acima de tudo, um contador de histórias. Histórias em verso, é certo, ainda que num estilo e profundidade pouco comuns. Frequentemente sacrifica métrica e rima e espreme, esmifra, pensa e desbrava o denso matagal do pensamento e da emoção com uma arte que não se ensina, antes adquire-se vivendo e pensando, reflectindo e errando, temendo e ousando, para que no fim de mais uma história, mais um poema nos possa apresentar a sua pedra filosofal.


Tiago Marcos escreve de forma curiosa, se o tom e o teor são quase pessoanos, o estilo de escrita remete-nos para outras artes como o teatro ou a música. Fácil é, ao ler os seus versos, imaginar-se a sua representação em palco ou a sua simples, mas intensa, vivida, expressiva, declamação. Poucos não são, como nos indica o livro, os poemas seus que foram musicados por artistas dessa área, escolha que não surpreende.


“A Fonte das Palavras” é a escolha ideal para quem procura poesia com emoções, história e um formato pouco convencional!


Uma agradável leitura!


Classificação:






Nuno Soares

Outras sugestões:
bottom of page