top of page

Porta dos Fundos em Faro



“Surpreendente, improvável, genial, hilariante!” – Estes foram apenas alguns dos adjectivos utilizados para descrever “Portátil”, o mais recente espectáculo de stand-up do colectivo brasileiro Porta dos Fundos, que veio a Faro, ao Teatro das Figuras, no dia 8 deste mês.


Em cima do palco, 5 portentos de talento: Gregório Duvivier, João Vicente de Castro, Gustavo Miranda, o lusitaníssimo César Mourão, e para completar o ramalhete de actores e comediantes o fantástico Andres Giraldo que musica o espectáculo.


Depois de uma entrada teatral, na qual se narra de maneira sui generis a razão de estarmos ali, a assistir ao dito espectáculo, o elenco apresenta-se e, num registo bem mais informal, começa a interagir com o público.


Feitas algumas perguntas simples, ei-los com uma história na mão, criada a partir da partilha de uma espectadora sobre a maneira como se conheceram os seus pais (afinal é essa a razão pela qual ali está). Em menos de nada, temos em cima de palco a representação dos pais da espectadora em questão, e, é-nos mostrada, na versão do Porta dos Fundos, a maneira como se conheceram, como o seu romance se fez, como nasceu a espectadora, e a história da sua vida até esse fatídico momento em que decide sentar-se num teatro a ver uma peça de comédia de improviso sobre… a sua vida. E que peça foi.


A capacidade de trabalhar uma história do nada, a leveza, fluidez e genialidade do improviso, o trabalho de equipa, a gargalhada constante, a criatividade e a boa-disposição fazem deste “Portátil” um momento único de diversão.


Particularmente deliciosa é a sensação de que, a ver-se uma segunda sessão deste “Portátil”, ver-se-á algo completamente diferente, com uma nova história e novos personagens, ainda que com o brilhantismo de sempre.


Um trabalho incrível deste colectivo!


Classificação:





Nuno Soares

Outras sugestões:
bottom of page